x
CURIOSIDADES

Algumas informações gerais sobre o cancer e termos que as pacientes certamente encontrarão durante o seu tratamento serão descritos aqui, tais como:

Termos utilizados:




 

Dioxina

A dioxina é uma substância altamente tóxica que foi criada na Segunda Guerra Mundial na forma de arma química, porém foi usada somente na Guerra do Vietnã ficando conhecida como "pó alaranjado".

Considerada uma das conseqüências do câncer de mama, o contato com a Dioxina também pode causar má formação do feto e queda na imunidade.

Uma forma de prevenção contra a Dioxina Carcinogênica é evitar aquecer alimentos em recipientes de plástico, já que ela é liberada quando existe a combustão, facilitando a contaminação do alimento.

Existem estudos para comprovar que a Dioxina também pode ser liberada no congelamento de água em garrafas e vasilhames de plástico, pois com baixas temperaturas moléculas são destruídas facilitando a liberação do agente tóxico.


Obesidade e câncer

Novas causas para o câncer nas mulheres foram apontadas pelo Hospital de Base de Brasília. O estudo realizado mostra que as mulheres que estão com dez quilos ou mais acima do peso e que possuem uma dieta rica em gordura estão mais propensas a desenvolver o câncer de mama.


Questão cultural

O Hospital do Câncer de São Paulo concluiu, através de um estudo, que a baixa escolaridade atrasa o diagnóstico do câncer, reduzindo as chances de cura.

A pesquisa mostra que, dos pacientes que descobriram a doença em fase avançada, 61% estudaram até a 8ª série do ensino fundamental. O restante, 39%, tinha concluído o ensino médio ou o superior.


Câncer de mama entre homens

Estudos realizados pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, mostram que o câncer de mama está aumentando entre os homens. Apesar de continuar rara, a doença teve um aumento de 25% nos últimos 25 anos.

A razão pelo aparecimento deste câncer, mais comum nas mulheres, é devido à presença do hormônio estrogênio.

Apesar do aumento, os casos de câncer de mama nos homens representam apenas 0,6% do número total de diagnósticos.


Mitos e verdades sobre o câncer de mama

 

 

 

 


Sutiã eleva o risco de câncer.

Não há nenhum estudo científico que comprove a relação sobre o surgimento do câncer de mama e o uso do sutiã. Em cerca de 90% dos casos, o câncer é provocado por fatores genéticos herdados e por substâncias contidas nas células dos tecidos dos órgãos, ou seja, no próprio organismo.

 

Mas, causas externas também podem agir e levar ao surgimento do câncer, como o excesso de exposição ao sol e a alguns tipos de agentes químicos.

 

Outros fatores como o tabagismo, a alimentação inadequada (pobre em fibras e rica em gorduras, por exemplo), o consumo de álcool, a obesidade e o sedentarismo podem ser causadores de câncer. No caso do tumor de mama, especificamente, a menarca em idade precoce (antes dos 12 anos) e menopausa tardia (após os 50 anos, o primeiro filho depois dos 30 anos e a reposição hormonal também podem contribuir para o desenvolvimento da doença.


Dor pode ser um sintoma de câncer.

A dor na mama como primeiro ou único sinal de câncer é muito rara, entretanto o conceito de que câncer de mama não dói não é mais válido, pois observa-se que uma porcentagem significativa das mulheres relata dor mamária localizada na região onde foi descoberto o câncer.

 

Dor localizada, sem alteração de intensidade de acordo com o ciclo em uma mama deve ser investigada com cuidado.


Silicone pode levar à formação do câncer de mama.

Apesar de levantada há vários anos, esta questão já foi esclarecida através de um grande estudo realizado nos Estados Unidos e outro no Canadá.

 

Este último avaliou 11.676 pacientes que usaram prótese mamária.

 

Ambos os estudos mostraram não haver relação entre o câncer de mama e o uso das próteses de silicone.


Todo nódulo na mama é câncer.

Em cerca de 80% dos casos, os nódulos são benignos.

 

Mulheres jovens frequentemente apresentam vários nódulos em uma mama, que tornam-se mais palpáveis de acordo com o ciclo menstrual. A avaliação do nódulo deve ser feita pela paciente e depois pelo médico uma semana após o ciclo menstrual.


A mamografia pode prevenir o câncer de mama.

Um estudo recente demonstrou que 30% das mulheres acreditam que a mamografia previne o câncer de mama. Isto é incorreto. A mamografia não previne, mas sim é capaz de detectar o câncer precocemente, antes que ele seja palpável ou se manifeste através de sinais clínicos. A detecção precoce permite que o câncer seja curável em 90% dos casos.


Se você tem mamas pequenas tem menos chance de ter câncer de mama.

O tamanho não importa.

 

Qualquer mulher com mamas pode apresentar câncer.

 

 

 


Você não precisa de mamografias regularmente, se fizer o auto exame todos os meses e visitar seu médico anualmente.

Nem o auto-exame, nem o exame médico, nem a mamografia são eficientes sozinhos. Alguns cânceres de mama são detectados apenas com a mamografia.

 

Por isso a “AMERICAN CÂNCER SOCIETY” – ACS e outros recomendam a mamografia junto com o auto exame e o exame físico feito por um profissional de saúde.


Mamografias são dolorosas.

O teste em si não é realmente doloroso, pode haver apenas um desconforto momentâneo quando os seios são comprimidos pelo aparelho de raio-x.

 

Para ajudar a evitar esse desconforto, as mulheres devem considerar seu ciclo menstrual quando marcar a mamografia. O período ideal para o exame é logo após a menstruação.


A radiação da mamografia a que a mulher é exposta é prejudicial à saúde.

O nível de radiação é cada vez menor nos equipamentos mais modernos e segundo a “AMERICAN CANCER SOCIETY”, os benefícios potenciais da mamografia para encontrar o câncer de mama cedo são infinitamente maiores que um pequeno risco de radiação.


O tecido denso do seio de mulheres jovens impossibilita completamente a visualização de tumores pela mamografia.

Apesar de ser verdade que a densidade do tecido mamário na mulheres jovens dificulta a visualização, esta continua sendo a única forma de detectar microcalcificações que podem ser sinais de um inicio de câncer de mama.

 

Contudo, o auto-exame regular continua sendo particularmente importante para essas mulheres.


Homens não sofrem de câncer de mama.

É raro, mas os homens também podem sofrer de câncer de mama. Especialistas dizem que apenas 1% dos casos de tumores nas mamas afeta os homens. Em cada grupo de 100 pessoas com esse tipo de tumor, 99 são mulheres e apenas um é homem. Essa doença afeta principalmente os que usam hormônios para crescer as mamas ou testosterona para ganhar massa muscular.

 

O câncer de mama é mais comum nos homens acima de 60 anos. Assim como a mulher, o homem deve examinar as mamas periodicamente. Se notar algum sinal ou nódulo. Deve procurar um médico.


Trauma no seio pode causar câncer.

Uma batida no seio pode causar uma alteração conhecida como necrose gordurosa da mama, que significa destruição do tecido gorduroso que circunda a mama.

 

Pode haver necrose gordurosa de qualquer parte do corpo onde haja gordura, mas na mama chama nossa atenção pelo fato de gerar uma lesão semelhante ao câncer, pois há formação de um nódulo firme e fixo aos tecidos circundantes.

 

Algumas vezes somente a biópsia pode descartar a hipótese de câncer de mama.


Ter um fator de risco para câncer de mama significa que você vai desenvolver a doença?

Nenhum faror de risco sozinho ou combinado com outros indica com certeza o desenvolvimento do câncer de mama.

 

Existem vários fatores que podem aumentar o risco, alguns de forma muito leve, como fumar, ingerir mais de 5 doses de bebida alcoólica por semana, ter a primeira menstruação antes dos 12 anos e a última depois dos 50 anos.

 

Se você tiver vários destes fatores, o seu risco pode tornar-se mais significativo.

 

Mas, mesmo que você tenha uma alteração genética na família que predisponha a este câncer, não quer dizer que você terá a doença. Os genes BRCA1 e BRCA2 são fatores de risco importante, porém 20 a 60% das mulheres portadoras deste genes nunca desenvolverão câncer de mama.


Não há razão para preocupar-se com câncer de mama antes da menopausa.

As chances de ter câncer de mama realmente aumentam com o passar dos anos, mas a doença pode ocorrer em qualquer idade.

 

Esta é a razão pela qual todas as mulheres precisam estar atentas.

 

A mamografia anual é recomendada para as mulheres após os 40 anos, mas o médico pode recomendar iniciar o exame mais cedo se você tiver história de câncer de mama em familiares jovens.

 

Além da mamografia é importante o auto exame mensal e o exame clínico anual por um profissional da saúde.


Câncer de mama é herdado só do lado materno e não do paterno.

Hoje sabemos que os genes do câncer de mama podem ser herdados também do lado paterno.

 

Portanto, informe-se a respeito de casos em mulheres e homens, tanto na família da sua mãe, como na de seu pai.

 

Câncer de mama acontece também em homens, na proporção de 1 caso para cada 100 casos de mulheres.

 

Na população masculina, a doença está mais associada a alterações genéticas (BRCA2), portanto é importante informar ao médico se você tiver algum homem na família com câncer de mama.


Usar desodorante antitranspirante pode causar câncer.

Este é mais um boato.

 

Não existe nenhuma evidência de que os desodorantes em geral e os antitranspirantes em particular possam causar câncer, ou por impedirem que a mama elimine determinadas toxinas, ou por conterem substâncias químicas tóxicas que seriam absorvidas pela pelo.

 

Segundo a ACS – AMERICAN CÂNCER SOCIETY, isso não é verdade.

 

E mais: não existe qualquer correlação entre o uso de desodorante antitranspirante e a ocorrência de câncer de mama.


Nem todo câncer de mama é igual.

Existem vários tipos de câncer, sendo alguns mais agressivos que outros.

 

Por isso é muito importante a detecção precoce, quando as chances de cura são de quase 100% dos casos.
 

 

 


 

Associação das Amigas da Mama